O Edital FNA é um projeto de fomento à leitura, à escrita e a práticas leitoras e tem o propósito de contribuir para mudanças nas práticas pedagógicas, promover a melhoria do desempenho escolar em leitura, escrita e interpretação, e ampliar as oportunidades de desenvolvimento lúdico-educativo das crianças da Rede de Escolas Comunitárias, além de promover vivência coletiva de solidariedade e cooperação, respeito às diversidades, difusão e valorização das culturas afrodescendente e indígena.

Há 4 anos o Edital FNA é realizado em parceria com a Associação de Escolas de Educação Comunitária da Bahia – AEEC e já beneficiou 290 educadoras e 3.900 crianças de escolas comunitárias de diversos bairros populares de Salvador. Esse ano o projeto traz uma novidade que é a parceria com a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador – RBCS, para a realização de oficinas de Formação de Mediadores de Leitura com as educadoras, gestoras e equipe das escolas.
Além das oficinas de Formação de Mediadores de Leitura, o Edital FNA também desenvolve Saraus Literários com as famílias e comunidade para apresentação da produção criativa das crianças e fortalecimento do laço família-escola-comunidade e Aulas-passeio, que são vivências pedagógicas fora da escola em sítios históricos, parques, museus e eventos culturais.

Os principais objetivos do Edital FNA são: motivar o gosto e o prazer pela leitura literária nas crianças; incentivar projetos de leitura socioeducativos, com práticas pedagógicas criativas e inovadoras; sensibilizar as educadoras para a prática da leitura e da escuta; investir na aquisição de acervo de livros de literatura infanto-juvenil. A FNA acredita que o estímulo à leitura e à construção da capacidade de interpretação pode fazer a diferença na qualificação de pessoas em relação à compreensão do mundo e na formação plena do sujeito crítico, autônomo e criativo.