A Associação de Escolas de Educação Comunitária da Bahia – AEEC foi fundada em 1989, como organização agregadora do movimento de resistência e fortalecimento das escolas comunitárias em Salvador/Bahia e hoje possui 100 escolas associadas, com cerca de 900 educadoras, que atendem aproximadamente a 9 mil crianças de 1 a 12 anos, nos segmentos de creche, educação infantil e ensino fundamental I, além de atividades artístico-culturais e reforço escolar para adolescentes e jovens.

A Fundação Negro Amor possui uma parceria estratégica com a AEEC para a realização de ações de ampla mobilização do público de gestores/as e educadores/as das escolas associadas, o que amplia a visibilidade e a legitimidade da AEEC perante o poder público, e fortalece a capacidade de articulação e proposição da Rede de Escolas Comunitárias nas políticas públicas municipais.

A parceria FNA/AEEC também desenvolve as seguintes ações: assessoria institucional; formação política-pedagógica voltada para o público de educadoras e gestoras das escolas comunitárias; implantação do sistema de gestão escolar i-Educar; realização do projeto Edital FNA de fomento à leitura e à escrita que objetiva tornar as escolas ambientes leitores, com base no incentivo ao trabalho coletivo, de construção de vivências humanas e solidárias, entre educadoras e crianças, e entre escola e família, e no estímulo à prática da leitura engajada, de forma articulada ao contexto sócio-político e cultural local.