A AEEC – Associação de Escolas de Educação Comunitária da Bahia foi fundada em 1989, com o objetivo de oferecer educação para os filhos dos trabalhadores integrada ao contexto sociopolítico, e valorizando as matrizes afro-brasileiras. Hoje a AEEC conta com 104 escolas comunitárias associadas, atendendo a crianças do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental I.

Em 2014, uma nova diretoria assumiu a instituição e vem trabalhando para fortalecer o movimento pela qualificação das escolas e creches comunitárias. Atualmente o esforço é para retomar as jornadas de formação pedagógica e inovação tecnológica no espaço educativo, ampliar a articulação com os órgãos públicos, sanear a gestão financeira e administrativa da instituição, implantar o sistema de gestão escolar i-Educar que auxilia na gestão das informações educacionais das escolas da rede comunitária e, sobretudo, reconduzir a AEEC ao lugar de protagonista na renovação do ato de educar.